Klabin incentiva planejamento de municípios no Paraná
FONTE: Klabin
03 de agosto de 2017
Em linha com sua Política de Sustentabilidade, que prevê a atuação em prol do desenvolvimento local das comunidades onde atua, a Klabin vem realizando uma série de atividades de apoio ao planejamento das administrações municipais da região. Atualmente, por meio de uma consultoria especializada oferecida pela empresa, estão em andamento os trabalhos de construção do Plano Plurianual (PPA) dos municípios de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú.
O objetivo é que as gestões municipais definam projetos prioritários para o período de 2017 a 2020, estabeleçam metas, indicadores de sucesso e façam constantemente o monitoramento do status de cada ação ou projeto. O trabalho, iniciado em janeiro deste ano, possui duração de 11 meses e inclui reunião com prefeitos e todas as secretarias de governo para formação de grupos de Planejamento Estratégico da Gestão. O PPA, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, é um plano de médio prazo que estabelece diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
“Nossa intenção, ao oferecer uma consultoria especializada para apoiar no planejamento das ações, é desenvolver e implantar a cultura do planejamento e da boa gestão com participação social, nas prefeituras”, afirma Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.
O trabalho tem sido bastante elogiado e aproveitado pelas Prefeituras. “Vemos o trabalho do PPA como grande contribuição na organização, disciplina e na estratégia para o planejamento das políticas públicas”, observa o secretário geral de gabinete da Prefeitura de Telêmaco Borba, Luis Fernando de Matos. “O planejamento é o alicerce de uma boa administração”, resume a prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach. Já para o prefeito de Imbaú, Lauir de Oliveira “o trabalho de planejamento de governo veio em muito boa hora, e a equipe está bastante engajada para enfrentamento dos desafios que teremos nesses quatro anos”.
Outra parceria ocorreu em Imbaú e Ortigueira para revisão dos Planos Diretores dos dois municípios, com o objetivo de atualizá-los aos novos desafios e desenvolvimento dessas cidades a partir da construção e inauguração da Unidade Puma, fábrica de celulose da Klabin. Os trabalhos foram realizados de acordo com o que estabelece o Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257 de 2001), contemplando diagnóstico da situação, proposição de estratégias de ação, formatação de projetos de lei e leituras técnica e comunitária, sempre com a participação da população local e das equipes técnicas das Prefeituras. O Plano Diretor de Imbaú foi aprovado em março de 2016, por unanimidade. O de Ortigueira está prestes a ser enviado à Câmara de Vereadores para aprovação.
Desenvolvimento Regional – Outro trabalho recente foi a apresentação de 27 Diretrizes de Desenvolvimento Regional (DDRs) para 12 municípios da região, elencadas a partir de estudos e levantamentos de dados para servir como guia para atuação em conjunto dessas cidades na melhoria de seus indicadores. As DDRs foram divididas em dimensões estratégicas, relacionadas pela consultoria Interação Urbana, contratada pela Klabin, e em quatro eixos para o desenvolvimento sustentável: econômico, social, ambiental e institucional.
O estudo identificou as necessidades e oportunidades das cidades em áreas como educação, saúde, meio ambiente, agricultura, segurança, infraestrutura e gestão. Os municípios contemplados são: Cândido de Abreu, Congonhinhas, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.