Coordenação
MARCO AURÉLIO DE LIMA E MYRRHA
ADMINISTRAÇÃO
Atua na área de políticas públicas com foco em planejamento municipal e regional. É graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NUTAU/USP).
(Foto: Rodolfo Neto)
MARCOS TSUTOMU TAMAI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PÚBLICO E INFRAESTRUTURA
Atua na coordenação e execução de projetos de planejamento estratégico na gestão pública, planejamento urbano e territorial e concepção e desenvolvimento de novos projetos na área de gestão pública. Coordena também o desenvolvimento de sistemas informatizados dos projetos da Interação Urbana. É engenheiro civil pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e MBA em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui cerca de 30 anos de experiência em gestão pública, tendo sido diretor de Obras e superintendente do SAAE Guarulhos-SP, coordenador de Projetos da Prefeitura de Santo André (SP), assistente técnico do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (SP) e assessor técnico da Secretaria de Obras de São José dos Campos (SP).
(Foto: Jucelino Urias Dias)
MAURO LÚCIO DA CUNHA ZANIN
POLÍTICAS PÚBLICAS
Focado no desenvolvimento, organização e profissionalização das administrações públicas municipais, atua na conformação de projetos de investimento social privado. Economista pela Universidade Federal de Uberlândia/MG, é especialista em Contabilidade e Finanças e em Recursos Humanos pela Universidade de Extremadura (Espanha), tendo atuado, na área acadêmica, como professor de Gestão Empresarial. Na área pública, foi secretário de Educação de São Sebastião do Paraíso/MG e prefeito do mesmo município por dois mandatos. Atuou também como secretário de Planejamento e Gestão, diretor e presidente da Associação de Municípios do Médio Rio Grande e diretor da Associação Mineira de Municípios.
(Foto: Jucelino Urias Dias)
PATRÍCIA CÂNDIDO
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Coordenadora de projetos da área de Educação Pública da Interação Urbana, lidera o projeto Klabin Semeando Educação, o Programa de Apoio à Gestão Escolar da Escola Wolff Klabin e o Programa Ecoa Gestão, da Alcoa. É bacharel e licenciada em Matemática pela PUC-SP e doutora e mestra em Artes pela Unesp, além de membro do grupo de pesquisa Arte e Formação de Educadores, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Programa de Especialização Docente (Ped Brasil) e do curso de Licenciatura em Matemática, ambos na Fasesp. Assessora professores e gestores nas áreas de arte e matemática de Educação Infantil e Ensino Fundamental, e atua na organização e revisão de currículos escolares. É autora de livros didáticos e de formação de professores na área de matemática.
(Foto: Rodolfo Neto)
Equipe
ANA ELIZABETE DE CARVALHO PÁDUA
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Graduada em Ciências Sociais e Psicopedagogia e pós-graduada em Gestão Escolar, atuou como consultora em Educação Pública Municipal em diversos nos municípios, entre eles: Aripuanã (MT), Três Marias (MG), Vazante (MG), Fortaleza de Minas (MG), Primavera (PA), Rondon do Pará (PA), Alcobaça (BA), Ortigueira (PR), Telêmaco Borba (PR) e Imbaú (PR). É docente em cursos de formação continuada na Educação Infantil e nas áreas de linguagem e matemática do Ensino Fundamental, além de atuar como coordenadora da Educação Infantil e consultora de educação pública municipal.
(Foto: Rodolfo Neto)
ANA REBECA MIRANDA CASTILLO
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Graduada em Matemática (PUC-SP) e especializada em Recursos Humanos (Universidade de Guarulhos), possui mestrado e doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP. Lecionou Matemática para o Ensino Fundamental II e Médio em diversas escolas da educação pública e privada, ministrou diversas disciplinas da área de Matemática para cursos de Tecnologia da Informação, Engenharias e Licenciaturas e atuou na UNIVESP, supervisionando equipe de mediadores e facilitadores nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Trabalha atualmente com formação de professores de Matemática e como consultora pedagógica em editoras de livros didáticos.
(Foto: Rodolfo Neto)
BRUNO TESSARI COBRA
SAÚDE PÚBLICA
Psicólogo com experiência em Gestão em Saúde Pública – SUS. Atuou como chefe da Divisão de Avaliação, Controle e Auditoria e chefe da Divisão de Planejamento em Saúde em município de grande porte por 8 anos; diretor de Saúde de Consórcio Intermunicipal de Saúde por 1 ano. Há 4 anos é apoiador institucional do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS. Possui especialização em Gestão da Atenção à Saúde pelo IEP Sírio Libanês, Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela FIOCRUZ e Aprimoramento em Práticas de Apoio para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC.
CLAUDIA TENORIO CAVALCANTI
EDUCAÇÃO PÚBLICA
CYNTHIA MONTANS GONÇALVES
PLANEJAMENTO TERRITORIAL
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes (São Paulo/SP), possui grande experiência em projetos de arquitetura e urbanismo para administrações públicas municipais, com foco em planejamento urbano e em gestão de convênios públicos. É especialista em projetos, captação de recursos e gestão de convênios.
(Foto: Jucelino Urias Dias)
DANIELA CORTEZ
SAÚDE PÚBLICA
Formada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Franca (Franca, SP), atua na área de Saúde Pública municipal. Tem sua carreira ligada principalmente à Prefeitura de São Sebastião do Paraíso (MG), onde foi coordenadora de Vigilância Epidemiológica (2000/2008), servidora na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (2008/2017), coordenadora de Vigilância em Saúde (2008/2020) e fiscal sanitário (a partir de 2021). Sua atuação envolve o combate a epidemias, planejamento, elaboração e acompanhamento de projetos de saúde pública e socioambientais. Tem experiência em liderança e desenvolvimento de equipes e acompanhamento e monitoramento de indicadores.
(Foto: Jucelino Urias Dias)
DENISE MAVEL
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
Contadora na administração pública municipal há cerca de 15 anos, traz experiência como gerente contábil e secretária municipal de Planejamento e Gestão. Suas áreas de atuação são: planejamento estratégico e elaboração de peças de planejamento, como PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual). É graduada em Ciências Contábeis pela Faceac, pós-graduada em Auditoria, Controladoria e Perícia Contábil pela Universidade de Franca (Unifran), especialista em Administração Pública pelo Senac e especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
(Foto: Jucelino Urias Dias)
EDER SANTIN
COMUNICAÇÃO & MARKETING
Jornalista com mais de 30 anos de experiência em veículos de imprensa (Folha de S.Paulo, Gazeta Mercantil, Grupo Abril, Grupo Pini). Atuou como editor e gestor de conteúdo em projetos para os setores privado, público e institucional. Consultor da Interação Urbana em planejamento estratégico de comunicação, geração de conteúdo e apoio aos projetos de clientes atendidos pela empresa. É graduado em Comunicação Social (PUC-SP) e especialista em Planejamento e Marketing.
EMY KIKUCHI TATEISHI
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Engenheira de Produção pela Escola Politécnica da USP (1983) com MBA em E-Management pela FGV (2003), responde pelo desenvolvimento do sistema de gestão da Interação Urbana e outros aplicativos destinados aos projetos da empresa. Possui mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas (mainframe, cliente/servidor, web e mobile), dos quais 20 anos como líder de projetos, coordenadora de equipe de desenvolvimento de sistemas e gerente de TI, vivenciados em indústria, área financeira e empresa pública de saneamento (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos). Possui diversas certificações nacionais e internacionais.
GUSTAVO H. F. FERNANDES
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Possui experiência em educação básica, organizações do terceiro setor e ensino técnico, tendo atuado em coordenação pedagógica e gestão escolar de redes estaduais e municipais de ensino e gestão de equipe pedagógica em secretaria de educação. Atuou em projetos voltados a desenvolvimento social e cursos de pós-graduação de Educação. É mestre em Artes (Unesp) e doutorando em Estudos da Cultura Contemporânea (UFMT). Licenciado em Educação Artística / Artes Cênicas (Universidade do Sagrado Coração) e em Pedagogia (Uninove), é também especialista em Fundamentos da Cultura e das Artes e Arteterapia.
(Foto: Rodolfo Neto)
JEFFERSON W. RIBEIRO
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
Formado em Jornalismo pela PUC-SP, exerceu a profissão por 10 anos. Atua há cerca de 25 anos na administração pública como diretor e secretário nas áreas de orçamento e planejamento. Desde 2017 é pesquisador associado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), vinculada à Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), onde está concluindo MBA em Economia Aplicada. Coordena a Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e é consultor em Planejamento e Orçamento Público da Interação Urbana.
LARA CAVALHEIRO
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Pedagoga com sólida experiência em magistério, formação de professores e assessoria a escolas, atua na formação de gestores educacionais e educadores pela Interação Urbana. Graduada pela Unicamp (2005), possui especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade da Lapa e em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Foi professora das redes públicas municipais de ensino de Guaíra (SP) e de São Paulo e de escolas particulares na capital paulista. Escreve cursos e artigos pela empresa Mathema.
(Foto: Rodolfo Neto)
MARIA INÊS SALIVAR
CAPACITAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Profissional formada em Administração de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Nove de Julho – Uninove (São Paulo/SP), possui especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atua na Coordenação da Área de Gestão do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde de Guarulhos (SP) desde 2008, gerenciando ações de gestão/administração do trabalho e de desenvolvimento do trabalhador para o SUS. Possui grande experiência em desenvolvimento e implantação de plano de cargos, carreiras e salários e avaliação de desempenho dos profissionais de saúde e reestruturação de unidades organizacionais.
MARÍLIA NEVES
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Mestra em Linguística pela Universidade de Franca, possui graduação em Letras (UEMG/FESP) e especialização em Fundamentos Críticos da Literatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora regente de turma e regente de aulas de Língua Portuguesa na rede municipal de educação de São Sebastião do Paraíso-MG, escritora, palestrante e consultora pedagógica. É docente nos cursos de formação continuada na Educação Básica e atua, principalmente, nas seguintes áreas: práticas de leitura e escrita, compreensão e produção textual, contação de histórias, planejamento escolar e pedagogia de projeto.
(Foto: Rodolfo Neto)
MAURO FERREIRA
PLANEJAMENTO TERRITORIAL
Atua como consultor e coordenador na elaboração de planos e projetos de desenvolvimento e planejamento urbano, habitação social e mobilidade urbana. Docente de planejamento urbano no curso de mestrado em Planejamento e Avaliação em Políticas Púbicas da Unesp (campus de Franca), é conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (gestão 2018-2020). Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU Braz Cubas (1974), possui mestrado (1989) e doutorado (2007) em Arquitetura e Urbanismo pela USP – IAU São Carlos. Foi secretário de Planejamento do Território da Prefeitura de Franca (1997-2004) e coordenador técnico dos planos diretores municipais de quase 40 municípios brasileiros. É autor de diversos livros sobre história da arquitetura e urbanismo de Franca.
OSMAR NOVAES
GESTÃO TRIBUTÁRIA
Auditor de tributos municipais, desenvolve atividades que focam a organização do Sistema Tributário Municipal. É graduado em Administração de Empresas, especialista em Administração Pública (Senac), pós-graduado em Administração de Recursos Humanos (Unifran) e em Direito Tributário Municipal (Uniara). Atuou como consultor em modernização pública municipal em diversos municípios, entre eles: Aripuanã (MT), Três Marias (MG), Vazante (MG), Fortaleza de Minas (MG), Primavera (PA), Rondon do Pará (PA), Alcobaça (BA), Ortigueira (PR), Telêmaco Borba (PR) e Imbaú (PR).
(Foto: Jucelino Urias Dias)
PAULA MARTINS PIMENTA
POLÍTICAS SOCIAIS
Formada em Serviço Social (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp / Franca (SP) e em Direito (2014) pela Libertas – Faculdades Integradas. Pós-graduada em Sociologia pela Universidade Gama Filho e em Direito de Família e Sucessões pela Universidade Anhanguera Educacional. Mestranda em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Unesp / Franca. Foi presidente do CMAS (2012) e do CMDI (2017-2018) em São Sebastião do Paraíso (MG), onde atuou como assistente social em instituições públicas e privadas. Atualmente é coordenadora do CREAS IV na Prefeitura de Ribeirão Preto-SP. Foi coordenadora técnica, pela Interação Urbana, do Programa de Apoio ao Migrante do município de Aripuanã (MT), da empresa Nexa Resouces, e integra a equipe do Programa de Monitoramento de Indicadores Socioeconômicos.
(Foto: Jucelino Urias Dias)
SANDRA CRISTINA DE LIMA
APOIO LOGÍSTICO E SECRETARIA
Formada em Secretariado pelo Senac, tem grande experiência no suporte a cargos de gestão e coordenação em educação, executando rotinas administrativas e atendimento direto ao público, além de elaboração de documentos gerenciais. Domina toda a rotina das atividades escolares, incluindo as áreas financeira e administrativa.
(Foto: Rodolfo Neto)
SOLANGE VIALLE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE GOVERNO
Administradora de empresas com experiência em Gestão Pública nas áreas de Administração, Modernização Administrativa e Saúde Pública. Tem formação e experiência em moderação de processos de planejamento estratégico situacional para gestão pública com foco em revisão de processos de trabalho, reforma administrativa e recursos humanos. Possui ainda especialização em Gestão em Saúde Pública pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Saúde Pública da USP e Educação na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VANESSA ALVES RODRIGUES
GESTÃO TRIBUTÁRIA
Fiscal de tributos municipais com vários anos de experiência na área. Tem como focos principais: direito tributário, planejamento e gestão de pessoas. Graduada em Administração de Empresas (Faceac), possui pós-graduação em Psicologia Organizacional (Unifran) e em Tradução – Inglês (Centro Claretiano de Batatais).
(Foto: Jucelino Urias Dias)
Colaboradores
MARCELO COSTA
SUSTENTABILIDADE
Graduado em Comunicação Social e especialista em Tecnologias Ambientais pela Fatec (SP), é sócio-diretor da AmbGis – Consultoria em Meio Ambiente e Geoprocessamento desde 2007. Possui MBA pela Proenco Brasil e Ministério da Ciência e Tecnologia, LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), e Environmental Auditing pelo IEMA (Institute of Environmental Management and Assessment), da Inglaterra. Atua na área socioambiental desde 1998, onde acumula experiência em gestão de projetos e programas de avaliação socioambiental, coordenação executiva em projetos de planejamento e gestão. Atuou na elaboração de estudos e análises socioeconômicas, comunicação, planejamento participativo, avaliação econômica e social, zoneamento, mediação de oficinas e consultas públicas participativas. Participou ainda da elaboração de estudos e análises socioeconômicas, do patrimônio material e imaterial, coordenando diagnósticos, prognósticos, avaliação de impactos e planos ambientais de mitigação e compensação.
MARIA TEREZA PAES
ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
Graduada em Contabilidade em 2009, possui catorze anos de experiência nas áreas administrativa, sistemas contábeis de gestão de processos, atendimento aos clientes, gestão financeira, análise de risco e crédito e sistemas de compliance.
(Foto: Jucelino Urias Dias)