Escolas atendidas pelo Klabin Semeando Educação avançam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
O programa Klabin Semeando Educação, que capacita gestores e professores do ensino fundamental das escolas públicas, contribuiu para o aumento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 11 dos 12 municípios onde é realizado no Paraná. Houve melhoria nas cidades de Congonhinhas, Curiúva, Doutor Ulysses, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Negro, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. O município de Rio Branco do Ivaí manteve a média em relação ao levantamento anterior, realizado em 2021.
A iniciativa capacita gestores e professores da rede pública de ensino em planejamento e gestão escolar, abrangendo desde iniciativas relacionadas à infraestrutura, pedagogia e no relacionamento com a comunidade escolar em geral. Os professores também recebem apoio em forma de treinamento e material pedagógico para o melhor ensino de matemática e português, disciplinas que integram a Prova Brasil, que avalia o desempenho dos alunos e avalia o seu aprendizado ao longo de toda a trajetória escolar, incluindo habilidades de anos anteriores e posteriores ao que estão matriculados.
O programa também é desenvolvido pela Klabin em Santa Catarina, Pernambuco e São Paulo. No Paraná, Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba foram os primeiros municípios a receberem o programa. Desde então, os crescimentos foram significativos, em cada uma das três cidades. Veja tabela abaixo.
Em Ortigueira, o Centro Estadual Florestal e Agrícola, projeto pioneiro da Klabin em parceria com o governo do Estado do Paraná, registrou nota 5,3, a maior entre as 50 escolas do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba. A única escola técnica da América Latina especializada em mecânica e operações de máquinas florestais também ficou acima da média paranaense, com 4,7, e da média do país (4,3). A Escola Técnica teve consultoria do programa Klabin Semeando Educação nos anos que antecederam a última medição, em 2021 e 2022.
“Com o programa da Klabin, os professores ficam mais preparados para lidar com os desafios do ensino, adotando metodologias inovadoras que tornam as aulas mais dinâmicas e atraentes para os alunos. Essa mudança na abordagem pedagógica resultou em um aumento da motivação dos estudantes e contribuiu para o desempenho geral da nossa escola”, diz Ana Paula Borges Soares, diretora da escola Barão do Rio Branco, de Imbaú.
“Esses resultados reforçam a eficácia das iniciativas que a Klabin tem implementado em parceria com as comunidades e os municípios. O avanço na educação da maioria das cidades participantes do programa Klabin Semeando Educação é um reflexo do comprometimento de todos os envolvidos em oferecer uma educação de qualidade e preparar as gerações mais novas para um futuro promissor”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
Sobre o Klabin Semeando Educação
O programa da Klabin começou em 2017 com apenas três municípios e, hoje, atende a 20 cidades do Paraná, de Santa Catarina, de Pernambuco e de São Paulo. Em 2023, a iniciativa abrangeu 252 escolas e quase 1,6 mil profissionais da rede pública municipal de ensino (1.266 professores e 292 gestores), beneficiando mais de 32 mil alunos do Ensino Fundamental.
O que é o Ideb
Criado em 2007, o Ideb é uma ferramenta que acompanhamento as metas de qualidade para a educação básica, com objetivos a serem atingidos por cada estado brasileiro, pelo Distrito Federal e pelos municípios, bem como resultados projetados para cada unidade escolar. É uma ferramenta que acompanhamento as metas de qualidade para a educação básica. O Índice varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
Sobre a Klabin
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Somente no Paraná, investiu mais de R$ 36 bilhões nos últimos 10 anos, e gera mais de 12 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 487 mil hectares, sendo mais de 203 mil de áreas de conservação. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.
A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.