Projeto da Nexa apoia desenvolvimento de empreendedores em Aripuanã
A Nexa Resources desenvolverá neste segundo semestre, com apoio da Interação Urbana, o projeto Desenvolvimento de empreendedores e fornecedores locais para a Mineração Dardanelos, unidade da empresa no município de Aripuanã (MT). O objetivo do projeto social é desenvolver empreendedores e fornecedores locais nas áreas de comércio e serviços, visando fortalecer e dinamizar a economia local, contribuindo para a diversificação econômica e para ampliar o acesso da comunidade a uma maior renda.
Além do desenvolvimento de fornecedores qualificados para a empresa e para a sociedade local, o projeto deve incentivar a implementação de iniciativas relacionadas ao ESG (Environmental, Social and Governance), fortalecer o diálogo, integração e iniciativas relacionadas à ACIA (Associação Comercial e Industrial de Aripuanã) e apoiar a realização de feira de negócios para conectar empreendedores locais e potenciais clientes.
Operação
A Interação Urbana fará a operação do projeto, atuando na sensibilização de todos os potenciais agentes, públicos e privados, a fim de conquistar seu engajamento, e na mobilização, seleção e desenvolvimento de dez empresas associadas à ACIA, conforme as prioridades da Nexa e o interesse dos próprios fornecedores.
O trabalho envolve diagnóstico e capacitação do público-alvo, com oficinas e implementação de ferramentas Nexa, o monitoramento mensal das empresas selecionadas ao longo de cinco meses (agosto a dezembro de 2023) e a organização do evento (feira de negócios), com o cadastramento de fornecedores e compradores. Nos meses finais do projeto, haverá o reconhecimento das melhores práticas e aproximação entre fornecedores e compradores.
Indicadores
Todo o processo será monitorado por meio de indicadores de desempenho (acompanhamento do projeto) e de resultado (atingimento de metas), com instrumental lógico de medição de cada indicador. Cada objetivo específico deverá ter um indicador de resultado, assim como indicadores de desempenho para monitoramento do andamento das iniciativas. “Como o projeto tem diferentes frentes de atuação, indica-se que sejam desenhados indicadores de desempenho para monitorar os processos e um indicador de resultado para cada etapa ou marco do projeto”, explica Mauro Lúcio da Cunha Zanin, diretor da Interação Urbana.