Tecnologia a serviço do planejamento municipal
Os gestores públicos municipais atendidos pela consultoria da Interação Urbana já contam com uma plataforma de gestão on-line (sistema MonitoraPlan) para monitoramento, acompanhamento e ajuste de suas ações estratégicas, conforme planejamento anual. A ferramenta é disponibilizada para prefeituras e secretarias municipais que participam de programas de gestão custeados por empresas (por meio de investimento social privado) ou diretamente via contrato com a consultoria. Agora, a ferramenta ganhou um novo módulo, que acompanha e traz mais de 75 indicadores socioeconômicos oficiais e essenciais para a definição de políticas públicas.
“Desenvolvemos um sistema de busca automática dos dados municipais através de robôs. Esses dados são armazenados em um banco de dados e tratados para geração imediata de gráficos e indicadores setoriais de fácil entendimento para os usuários do sistema (dashboards). Assim, as informações podem ser consultadas em nosso sistema de forma on-line em um único site e de fácil entendimento”, explica Marcos Tamai, coordenador da área de Planejamento Estratégico da Interação Urbana e responsável pela plataforma.
O novo módulo do MonitoraPlan abrange indicadores de gestão orçamentária, educação, saúde, assistência social e saneamento básico. Os dados são obtidos de fontes oficiais do Governo Federal, como Dados Abertos, INEP, SNIS, IBGE, SICONFI, FNS, e-gestor, TabNet e outras. A coleta de informações é ampla, cobrindo praticamente todos os 5.570 municípios dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Suporte ao planejamento estratégico
Um dos serviços oferecidos pela Interação Urbana é o apoio técnico às prefeituras para a elaboração do Planejamento Estratégico de Gestão, documento que registra as ações prioritárias do município com base no Plano de Governo e nas receitas e despesas apuradas anualmente. O planejamento permite ao gestor fazer o uso equilibrado e responsável dos recursos públicos em sintonia com o programa de governo.
Com o novo módulo Indicadores, os consultores têm em mãos um diagnóstico prévio do município e conseguem propor um debate aprofundado com os gestores municipais no momento do diagnóstico de campo e na estruturação e acompanhamento do planejamento estratégico, trazendo mais qualidade no conteúdo do planejamento.
Uma única plataforma, e de fácil compreensão, proporciona ao gestor uma visão clara de cada área e de suas necessidades. Essa característica é importante no momento da apresentação do projeto aos prefeitos (as) e à alta gestão municipal, quando são apresentados dados e informações setoriais, e na sequência do projeto, para o acompanhamento dos principais indicadores das políticas públicas no âmbito municipal. A plataforma orienta o gestor público no direcionamento de ações, projetos e programas setoriais para atingir metas e resultados, apoiando a alta gestão municipal na avaliação do desempenho do município.
Confiabilidade para o ISP
A ferramenta é útil também para a empresa que faz investimento social privado (ISP) ou apoia a melhoria na gestão pública. Por ser um recurso on-line, os investidores conseguem ter acesso a indicadores de gestão pública de forma rápida e em único local. Alguns indicadores de políticas públicas que as empresas têm interesse em acompanhar são: Receita tributária (arrecadação de ISS, IPTU); Nível de investimento municipal; Receita x Despesa; IDEB municipal; Educação Integral no município; Cobertura da coleta seletiva, coleta e tratamento de esgotos; e situação de Cooperativas / Associações de catadores de recicláveis.
“De forma geral, o sistema Monitoraplan nessa nova versão dá apoio fundamental aos consultores e gestores no momento de estruturar e acompanhar o Planejamento Estratégico de Gestão. Transmite de forma clara o avanço do planejamento para a alta gestão municipal e traz conteúdo qualitativo para os debates nas reuniões de governança e secretariado”, explica Tamai. Por outro lado, acrescenta ele, permite que empresas privadas contratantes acessem dados públicos municipais que são de seu interesse em um único local, de forma rápida, clara e prática.
O módulo Indicadores encontra-se em fase de avaliação, melhoria e ampliação. Está aberto para os consultores da Interação Urbana e gestores municipais que participam dos projetos da empresa e que manifestem interesse no sistema para consulta de indicadores de políticas públicas.