
Klabin reúne 700 profissionais de escolas municipais
Cerca de 700 professores, diretores e funcionários das escolas municipais de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira, no Paraná, estiveram reunidos no dia 23 de agosto no primeiro evento de sensibilização da fase municipal do Projeto Klabin Semeando Educação, que tem como objetivo auxiliar na gestão escolar e contribuir com a melhoria do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Para promover o engajamento dos participantes, foi apresentada a palestra “Gestão da sala de aula – Construindo caminhos para uma aprendizagem significativa” pelo psicopedagogo e professor da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Júlio César Furtado dos Santos, doutor em Ciências da Educação e mestre em Educação.
Desenvolvido em parceria com a Interação Urbana, consultoria técnica especializada em gestão pública e educacional, o Klabin Semeando Educação deve atingir 65 escolas, cerca de mil professores e 11 mil alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da região. Em sua primeira fase, dedicada às escolas estaduais, houve uma evolução média de 23% no IDEB dos municípios contemplados – crescimento maior do que a média do Paraná e do Brasil. “É importante reforçar, nesse momento, essa parceria que une professores, funcionários, servidores públicos em geral e a iniciativa privada, trabalhando no sentido do que se tornou um consenso sobre o que o país mais precisa: a educação. E esse compromisso está descrito na Política de Sustentabilidade da Klabin”, afirma Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.
O projeto visa preparar os alunos para lidar com os desafios do mercado globalizado – objetivo que exige uma educação pública equitativa, inclusiva e de qualidade. Para isso, propõe o desenvolvimento de competências para gestores educacionais e escolares e mobilização social em prol da educação, ações que devem resultar na melhoria da aprendizagem dos alunos. O projeto apoia-se na constituição de um Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), pelo qual as redes municipais podem buscar soluções colaborativas para seus diferentes problemas de ensino e aprendizagem.
“Trabalharemos a gestão escolar, formação de educadores e boas práticas pedagógicas, além de ter um olhar sobre a estrutura física de cada escola, com o propósito de trabalhar o papel do gestor na escola, mas também de formar professores para trabalhar nas áreas de conhecimento”, destaca Mauro Zanin, coordenador de projetos da Interação Urbana.
“Já participamos deste projeto anteriormente, quando o Semeando Educação foi realizado junto à rede estadual, o que foi ótimo. Nossos índices aumentaram, assim como a nossa visão sobre a gestão escolar. Na época, foram atendidas escolas das mesmas cidades, o que gerou um aumento do rendimento dos alunos e estabeleceu perspectivas do que poderíamos melhorar e desenvolver dentro de nossas escolas estaduais”, atesta Gisele Fabrício Carneiro Vieira, assistente técnica do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba.
Sobre o projeto
O Projeto Klabin Semeando a Educação foi implantado, inicialmente, nas escolas estaduais, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Aplicado em 31 escolas de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú, beneficiou mais de 11 mil estudantes do 6º ao 9º ano. Os resultados foram muito positivos. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é calculado com base no aprendizado dos alunos em Português e Matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação), mostrou que houve, entre 2015 e 2017, evolução nos três municípios: Telêmaco Borba (41%), Imbaú (16%) e Ortigueira (13%).
Fonte: Klabin