
A escola tem um papel fundamental na formação de uma consciência ambiental desde cedo. É nela que crianças e jovens podem aprender a cuidar do espaço onde vivem, refletir sobre suas escolhas e agir com responsabilidade.
O Projeto de Educação Ambiental da Interação Urbana propõe ações voltadas à compreensão das mudanças climáticas, articulando saberes escolares e cotidianos. A iniciativa considera que a educação pode contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 13, ao incentivar a reflexão sobre práticas mais sustentáveis.
No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999) e a Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei nº 12.187/2009) consolidaram a educação ambiental como política pública estratégica para enfrentar as mudanças climáticas. Inspirado na Estratégia de Educação para o Desenvolvimento Sustentável – EDS 2030 da UNESCO, o projeto busca integrar temas socioambientais à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo o desenvolvimento de habilidades relacionadas à análise crítica, cooperação e responsabilidade frente aos desafios ambientais.
Sobre o projeto
- Público-alvo – Educadores do Ensino Fundamental Anos Iniciais da rede pública municipal.
- Objetivo – Institucionalizar a educação ambiental como política pública no município, por meio de um processo formativo contínuo, monitorado e articulado ao currículo escolar.
- Foco – Capacitar professores e equipes gestoras da rede pública como agentes multiplicadores de educação ambiental, fortalecendo sua atuação nas escolas.
- Duração – Três anos
- Frentes – A proposta de formação se organiza em 4 módulos:
- Mudanças Climáticas (20 horas)
- Mudanças Climáticas e Uso da Água (20 horas)
- Mudanças Climáticas e Gestão de Resíduos (20 horas)
- Mudanças Climáticas e Eficiência Energética (20 horas)
- Benefícios do projeto
Escolas:
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- Amplia o repertório teórico e prático dos educadores sobre meio ambiente e sustentabilidade.
- Incentiva práticas pedagógicas interdisciplinares conectadas à realidade local.
- Fortalece o papel da escola como espaço de formação crítica e cidadã.
- Promove o engajamento de estudantes em ações concretas e contextualizadas sobre meio ambiente.
Empresas:
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- Contribui para o fortalecimento da relação com as comunidades do entorno.
- Promove uma imagem institucional associada ao compromisso com a educação e a sustentabilidade.
- Estimula o diálogo e o esclarecimento de informações técnicas, desmitificando percepções equivocadas.
- Gera impacto social positivo a partir de investimentos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).