Aripuanã recebe prêmio por boas práticas de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
Município tem parceria com a Nexa e apoio técnico da Interação Urbana para boas práticas de gestão pública
O município de Aripuanã (MT) foi agraciado no dia 07/11, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), com o 3º lugar do Prêmio Band Cidades Excelentes, no segmento Governança, Eficiência Fiscal e Transparência para municípios mato-grossenses com menos de 30 mil habitantes. O prêmio, que está em sua segunda edição, visa valorizar as boas práticas de gestão pública e reconhecer os municípios que se destacaram pela gestão eficiente e por projetos inovadores que contribuíram para o aprimoramento de indicadores em várias áreas da administração pública.
Aripuanã participa desde 2017 do Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), firmado pela parceria da Nexa com a prefeitura e que tem apoio técnico da empresa Interação Urbana. Nos anos de 2019, 2020 e 2021 o AGP atuou fortemente no projeto Equilíbrio Fiscal e Compras Governamentais, com o objetivo de fortalecer as áreas de Tributos e de Compras e Licitações da prefeitura, com ações de capacitação, mentoria e análise de legislação municipal e federal junto aos gestores municipais. Atualmente o AGP apoia a elaboração do Planejamento Estratégico de Gestão, que envolve todas as secretarias municipais e acompanha sistematicamente o planejamento e a realização das metas da gestão.
Karin Rodrigues dos Santos, secretária de Governo e Planejamento de Aripuanã, foi enfática quanto aos benefícios que a parceria tem trazido ao município: “Parte disso a gente deve a vocês, que prestaram uma consultoria muito importante. Principalmente na questão de tributos e gestão fiscal, o trabalho foi fundamental. Como são importantes as parcerias. Elas acabam de uma forma ou de outra refletindo no trabalho”, acrescentou.
Sobre o concurso
O Prêmio Band Cidades Excelentes é promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e pelo Instituto Aquila, em parceria com a AMM, que sediou a homenagem. A solenidade contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e representantes de dezenas de municípios, além de representantes das organizações patrocinadoras.
O concurso teve a participação automática de todos os 5.570 municípios do Brasil, conforme a segmentação populacional. A avaliação foi feita a partir da ferramenta IGMA, do Instituto Aquila, plataforma desenvolvida por meio de Inteligência Artificial que a partir de algoritmos consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. Esses indicadores são construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Em cada pilar, os municípios são separados em 3 categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.