A educação é um instrumento fundamental para a evolução da sociedade. Sem ela, não há como desenvolver tecnologias, gerar riquezas, inovar e crescer social e economicamente.
A Interação Urbana apoia o poder público nessa área por meio de profissionais altamente especializados em ensino público e gestão. Unindo essas expertises, atuamos com metodologia na criação de um Plano Estratégico de Educação (PEE) elaborado para cada município e suas necessidades. Trata-se de um instrumento de gestão eficaz, que auxilia no cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação — reconhecido como o plano estruturante da política educacional do município.
Além de seu propósito racionalizador, o planejamento é uma iniciativa reflexiva e articuladora da política educacional, que permite ao gestor público:
- Dispor de um diagnóstico confiável da situação educacional do município.
- Identificar com clareza a oferta e a demanda de recursos para cada modalidade e nível de ensino.
- Organizar, de forma integrada, o sistema público de educação.
- Fazer a gestão eficaz das finanças, de modo a otimizar os recursos e atuar com responsabilidade e equilíbrio fiscal.
- Monitorar indicadores de desempenho na área.
- Promover uma gestão democrática e participativa.
A qualidade da assessoria é um diferencial da Interação Urbana nesta área: além de implementar métodos e orientar a dinâmica de trabalho, compartilhamos boas práticas já desenvolvidas em outros municípios brasileiros. Por isso, o planejamento estratégico tem um caráter disciplinador e uma aplicação duradoura no serviço público.
Realizado por investimento social privado, o planejamento estratégico de educação traz benefícios evidentes à população, mas atende a necessidades de todos os envolvidos no processo, inclusive as empresas que adotam este tema em sua política de responsabilidade social.
Acesse abaixo o folder sobre Planejamento Estratégico de Educação para saber mais:
Folder_IU_Educacao_final