Klabin Semeando Educação incorpora Ciências da Natureza na formação de gestores e professores
Interação Urbana completa 10 anos de parceria com a Klabin e programa segue no apoio a 20 municípios de quatro Estados
A Interação Urbana segue em 2024 ao lado da Klabin na operação técnica do programa Klabin Semeando Educação, que apoia a educação pública municipal por meio da capacitação de gestores e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Focado em temas como Gestão Escolar, Matemática e Língua Portuguesa, o programa incorpora a partir deste ano o tema Ciências da Natureza, em módulos a serem aplicados inicialmente nos municípios de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú, todos no Paraná.
A formação considera o uso de materiais alinhados aos estudos já realizados pelas secretarias, ao referencial curricular e à BNCC, no apoio aos estudos e discussão sobre o desenvolvimento das competências, objetos de conhecimento / habilidades e em procedimentos e práticas pedagógicas, além do estabelecimento de um ciclo permanente de diagnóstico, ação, monitoramento e avaliação.
Sobre o programa
O programa da Klabin começou em 2019 com apenas três municípios e hoje atende a 20 cidades do Paraná (Congonhinhas, Curiúva, Doutor Ulysses, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Rio Negro, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania), Santa Catarina (Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Palmeira e Ponte Alta), Pernambuco (Goiana) e São Paulo (Angatuba e Itararé).
Em 2023, a iniciativa beneficiou 252 escolas e quase 1,6 mil profissionais da rede pública municipal de ensino (1.266 professores e 292 gestores), beneficiando mais de 32 mil alunos do Ensino Fundamental.
O programa reforça o compromisso da empresa com sua Política de Sustentabilidade, que norteia as práticas de responsabilidade socioambiental com foco nas comunidades onde a Klabin atua. Faz parte desse propósito o apoio à gestão pública na melhoria da aplicação dos recursos fiscais gerados na região, com a desejada elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desses territórios, e o apoio a uma educação pública equitativa, inclusiva e de qualidade, conforme define o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, da ONU.
Parceria longeva
A Interação Urbana participa de programas da Klabin desde 2015, inicialmente com projetos ligados ao planejamento estratégico municipal e melhoria do serviço público. Para fazer frente a todas as atividades, a empresa conta com profissionais altamente especializados. No caso do Klabin Semeando Educação, conta com especialistas em educação e formação de educadores, material próprio de apoio complementar (cadernos de formação e plataforma de gestão com acesso digital – MonitoraPlan) e uma newsletter com informações relacionadas à educação em geral.
Atividades em 2024
Voltado à continuidade da formação dos gestores e professores, o trabalho no ano prevê o monitoramento do planejamento das unidades escolares, elaborado de 2020 a 2023, e a organização e realização dos seguintes módulos formativos:
- Paraná (AID: Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba):
- Apoio às práticas dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE)
- Avaliação do PNE 2014/2024
- Preparação da construção do PNE 2025/2035
- Desenvolvimento do módulo 1 de Ciências da Natureza (resíduos sólidos), por meio de formação de professores e equipe de gestão
- Paraná (municípios ingressantes em 2021):
- Curiúva, Tibagi e Ventania (municípios ingressantes em 2021): módulos 2 e 3 de Língua Portuguesa
- Reserva, Rio Branco do Ivaí e Sapopema: módulo 3 de Língua Portuguesa
- Paraná (ingressantes em 2022):
- Congonhinhas, Doutor Ulysses e Rio Negro: módulos 1 e 2 de Língua Portuguesa e módulo 4 para gestor
- Pernambuco – Goiana (ingressantes em 2021):
- Módulo 3 de Língua Portuguesa
- Pernambuco – Goiana (ingressantes em 2022):
- Módulos 2 e 3 de Língua Portuguesa
- Santa Catarina (ingressantes em 2021):
- Correia Pinto e Otacílio Costa: módulo 3 de Língua Portuguesa
- Santa Catarina (ingressantes em 2022):
- Palmeira e Ponte Alta: módulos 1 e 2 de Língua Portuguesa
- Santa Catarina (ingressantes em 2021/22):
- Lages: módulos 2 e 3 de Língua Portuguesa
- São Paulo (ingressantes em 2022):
- Angatuba e Itararé: módulos 1 e 2 de matemática (Angatuba) e módulo 3 de matemática (Itararé); módulo 4 de gestão.
O trabalho envolve ainda outras atividades, como:
- Promoção de encontros virtuais (lives) para gestores e professores sobre (ADE)
- Organização e aplicação de um modelo piloto para estudo do livro Semeando Educação: caminhos dos saberes e da cultura com um dos municípios participantes do Programa.
- Monitoramento das ações da frente de governança.
- Acompanhamento da atuação dos principais Conselhos Municipais de Educação, e estabelecimento de indicador de monitoramento para sinergia com a meta social KODS e outros Programas Sociais (Matas Sociais e Resíduos Sólidos).
- Acompanhamento dos indicadores adotados no programa:
- Indicadores de resultado, ligados ao Plano de Ação das Redes e Escolas, que acompanham ações como a formação de professores, reforma e ampliação de unidades, número de matrículas e outros de gestão das ações;
- Indicadores de impacto, ligados aos dados oficiais de desempenho escolar, os quais mensuram a qualidade da educação (Ideb, Prova Brasil, Taxa de repetência, Alfabetização aos 8 anos etc.).
Abrangência do Programa Klabin Semeando Educação – 2024