Coordenação
MARCO AURÉLIO DE LIMA E MYRRHA
ADMINISTRAÇÃO
Atua na área de políticas públicas com foco em planejamento municipal e regional. É graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NUTAU/USP).
(Foto: Jucelino Urias Dias)
MARCOS TSUTOMU TAMAI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PÚBLICO E INFRAESTRUTURA
Atua na coordenação e execução de projetos de planejamento estratégico na gestão pública, planejamento urbano e territorial e concepção e desenvolvimento de novos projetos na área de gestão pública. Coordena também o desenvolvimento de sistemas informatizados dos projetos da Interação Urbana. É engenheiro civil pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e MBA em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui cerca de 30 anos de experiência em gestão pública, tendo sido diretor de Obras e superintendente do SAAE Guarulhos-SP, coordenador de Projetos da Prefeitura de Santo André (SP), assistente técnico do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (SP) e assessor técnico da Secretaria de Obras de São José dos Campos (SP).
(Foto: Jucelino Urias Dias)
MAURO LÚCIO DA CUNHA ZANIN
POLÍTICAS PÚBLICAS
Focado no desenvolvimento, organização e profissionalização das administrações públicas municipais, atua na conformação de projetos de investimento social privado. Economista pela Universidade Federal de Uberlândia/MG, é especialista em Contabilidade e Finanças e em Recursos Humanos pela Universidade de Extremadura (Espanha), tendo atuado, na área acadêmica, como professor de Gestão Empresarial. Na área pública, foi secretário de Educação de São Sebastião do Paraíso/MG e prefeito do mesmo município por dois mandatos. Atuou também como secretário de Planejamento e Gestão, diretor e presidente da Associação de Municípios do Médio Rio Grande e diretor da Associação Mineira de Municípios.
(Foto: Jucelino Urias Dias)
PATRÍCIA CÂNDIDO
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Coordenadora de projetos da área de Educação Pública da Interação Urbana, lidera o projeto Klabin Semeando Educação, o Programa de Apoio à Gestão Escolar da Escola Wolff Klabin e o Programa Ecoa Gestão, da Alcoa. É bacharel e licenciada em Matemática pela PUC-SP e doutora e mestra em Artes pela Unesp, além de membro do grupo de pesquisa Arte e Formação de Educadores, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Programa de Especialização Docente (Ped Brasil) e do curso de Licenciatura em Matemática, ambos na Fasesp. Assessora professores e gestores nas áreas de arte e matemática de Educação Infantil e Ensino Fundamental, e atua na organização e revisão de currículos escolares. É autora de livros didáticos e de formação de professores na área de matemática.
(Foto: Rodolfo Neto)
Equipe
ANA ELIZABETE DE CARVALHO PÁDUA
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Graduada em Ciências Sociais e Psicopedagogia e pós-graduada em Gestão Escolar, atuou como consultora em Educação Pública Municipal em diversos nos municípios, entre eles: Aripuanã (MT), Três Marias (MG), Vazante (MG), Fortaleza de Minas (MG), Primavera (PA), Rondon do Pará (PA), Alcobaça (BA), Ortigueira (PR), Telêmaco Borba (PR) e Imbaú (PR). É docente em cursos de formação continuada na Educação Infantil e nas áreas de linguagem e matemática do Ensino Fundamental, além de atuar como coordenadora da Educação Infantil e consultora de educação pública municipal.
(Foto: Rodolfo Neto)
ANA REBECA MIRANDA CASTILLO
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Graduada em Matemática (PUC-SP) e especializada em Recursos Humanos (Universidade de Guarulhos), possui mestrado e doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP. Lecionou Matemática para o Ensino Fundamental II e Médio em diversas escolas da educação pública e privada, ministrou diversas disciplinas da área de Matemática para cursos de Tecnologia da Informação, Engenharias e Licenciaturas e atuou na UNIVESP, supervisionando equipe de mediadores e facilitadores nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Trabalha atualmente com formação de professores de Matemática e como consultora pedagógica em editoras de livros didáticos.
(Foto: Rodolfo Neto)
BRUNO TESSARI COBRA
SAÚDE PÚBLICA
Psicólogo com experiência em Gestão em Saúde Pública – SUS. Atuou como chefe da Divisão de Avaliação, Controle e Auditoria e chefe da Divisão de Planejamento em Saúde em município de grande porte por 8 anos; diretor de Saúde de Consórcio Intermunicipal de Saúde por 1 ano. Há 4 anos é apoiador institucional do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS. Possui especialização em Gestão da Atenção à Saúde pelo IEP Sírio Libanês, Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela FIOCRUZ e Aprimoramento em Práticas de Apoio para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC.
CLAUDIA TENORIO CAVALCANTI
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Pós-graduada em Alfabetização pelo Centro de Formação da Escola da Vila e graduada em Pedagogia pela USP, com especialização em Administração Escolar. Possui ampla experiência no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, atuando como professora e coordenadora pedagógica. Coordenou ações de formação de professores (EFAI e EFAF) em vários centros de formação docente e participou de processos de estruturação e atualização curricular, produção de documentos didáticos, materiais e livros didáticos. Atua como formadora de professores, realizando cursos sobre ensino de Língua Portuguesa e alfabetização, e de gestores pedagógicos (diretores e coordenadores), ministrando cursos sobre gestão educacional e pedagógica.
CYNTHIA MONTANS GONÇALVES
PLANEJAMENTO TERRITORIAL
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes (São Paulo/SP), possui grande experiência em projetos de arquitetura e urbanismo para administrações públicas municipais, com foco em planejamento urbano e em gestão de convênios públicos. É especialista em projetos, captação de recursos e gestão de convênios.
(Foto: Jucelino Urias Dias)
DANIELA CORTEZ
SAÚDE PÚBLICA
Formada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Franca (Franca, SP), atua na área de Saúde Pública municipal. Tem sua carreira ligada principalmente à Prefeitura de São Sebastião do Paraíso (MG), onde foi coordenadora de Vigilância Epidemiológica (2000/2008), servidora na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (2008/2017), coordenadora de Vigilância em Saúde (2008/2020) e fiscal sanitário (a partir de 2021). Sua atuação envolve o combate a epidemias, planejamento, elaboração e acompanhamento de projetos de saúde pública e socioambientais. Tem experiência em liderança e desenvolvimento de equipes e acompanhamento e monitoramento de indicadores.
(Foto: Jucelino Urias Dias)
DENISE MAVEL
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
Contadora na administração pública municipal há cerca de 15 anos, traz experiência como gerente contábil e secretária municipal de Planejamento e Gestão. Suas áreas de atuação são: planejamento estratégico e elaboração de peças de planejamento, como PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual). É graduada em Ciências Contábeis pela Faceac, pós-graduada em Auditoria, Controladoria e Perícia Contábil pela Universidade de Franca (Unifran), especialista em Administração Pública pelo Senac e especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
(Foto: Jucelino Urias Dias)
EDER SANTIN
COMUNICAÇÃO & MARKETING
Jornalista com mais de 30 anos de experiência em veículos de imprensa (Folha de S.Paulo, Gazeta Mercantil, Grupo Abril, Grupo Pini). Atuou como editor e gestor de conteúdo em projetos para os setores privado, público e institucional. Consultor da Interação Urbana em planejamento estratégico de comunicação, geração de conteúdo e apoio aos projetos de clientes atendidos pela empresa. É graduado em Comunicação Social (PUC-SP) e especialista em Planejamento e Marketing.
(Foto: André Xavas)
EMY KIKUCHI TATEISHI
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Engenheira de Produção pela Escola Politécnica da USP (1983) com MBA em E-Management pela FGV (2003), responde pelo desenvolvimento do sistema de gestão da Interação Urbana e outros aplicativos destinados aos projetos da empresa. Possui mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas (mainframe, cliente/servidor, web e mobile), dos quais 20 anos como líder de projetos, coordenadora de equipe de desenvolvimento de sistemas e gerente de TI, vivenciados em indústria, área financeira e empresa pública de saneamento (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos). Possui diversas certificações nacionais e internacionais.
(Foto: Jucelino Urias Dias)
GUSTAVO H. F. FERNANDES
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Possui experiência em educação básica, organizações do terceiro setor e ensino técnico, tendo atuado em coordenação pedagógica e gestão escolar de redes estaduais e municipais de ensino e gestão de equipe pedagógica em secretaria de educação. Atuou em projetos voltados a desenvolvimento social e cursos de pós-graduação de Educação. É mestre em Artes (Unesp) e doutorando em Estudos da Cultura Contemporânea (UFMT). Licenciado em Educação Artística / Artes Cênicas (Universidade do Sagrado Coração) e em Pedagogia (Uninove), é também especialista em Fundamentos da Cultura e das Artes e Arteterapia.
(Foto: Rodolfo Neto)
HENRIQUE RODARTE FERNANDES SILVA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Graduado pela Faculdade de Direito de Franca (SP) e mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UEMG, tem sólida experiência em Administração Pública, atuando principalmente na área de consórcios públicos, licitações e contratos administrativos. Foi assessor jurídico e secretário executivo da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) e secretário de Administração do município de Pratápolis (MG). Na Interação Urbana, é consultor na área de planejamento e gestão pública.
JEFFERSON W. RIBEIRO
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
Formado em Jornalismo pela PUC-SP, exerceu a profissão por 10 anos. Atua há cerca de 25 anos na administração pública como diretor e secretário nas áreas de orçamento e planejamento. Desde 2017 é pesquisador associado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), vinculada à Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), onde está concluindo MBA em Economia Aplicada. Coordena a Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e é consultor em Planejamento e Orçamento Público da Interação Urbana.
(Foto: Jucelino Urias Dias)
LARA CAVALHEIRO
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Pedagoga com sólida experiência em magistério, formação de professores e assessoria a escolas, atua na formação de gestores educacionais e educadores pela Interação Urbana. Graduada pela Unicamp (2005), possui especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade da Lapa e em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Foi professora das redes públicas municipais de ensino de Guaíra (SP) e de São Paulo e de escolas particulares na capital paulista. Escreve cursos e artigos pela empresa Mathema.
(Foto: Rodolfo Neto)
MARIA TEREZA PAES
ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
Graduada em Contabilidade em 2009, possui catorze anos de experiência nas áreas administrativa, sistemas contábeis de gestão de processos, atendimento aos clientes, gestão financeira, análise de risco e crédito e sistemas de compliance.
(Foto: Jucelino Urias Dias)
MARÍLIA NEVES
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Mestra em Linguística pela Universidade de Franca, possui graduação em Letras (UEMG/FESP) e especialização em Fundamentos Críticos da Literatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora regente de turma e regente de aulas de Língua Portuguesa na rede municipal de educação de São Sebastião do Paraíso-MG, escritora, palestrante e consultora pedagógica. É docente nos cursos de formação continuada na Educação Básica e atua, principalmente, nas seguintes áreas: práticas de leitura e escrita, compreensão e produção textual, contação de histórias, planejamento escolar e pedagogia de projeto.
(Foto: Rodolfo Neto)
MAURO FERREIRA
PLANEJAMENTO TERRITORIAL
Atua como consultor e coordenador na elaboração de planos e projetos de desenvolvimento e planejamento urbano, habitação social e mobilidade urbana. Docente de planejamento urbano no curso de mestrado em Planejamento e Avaliação em Políticas Púbicas da Unesp (campus de Franca), é conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (gestão 2018-2020). Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU Braz Cubas (1974), possui mestrado (1989) e doutorado (2007) em Arquitetura e Urbanismo pela USP – IAU São Carlos. Foi secretário de Planejamento do Território da Prefeitura de Franca (1997-2004) e coordenador técnico dos planos diretores municipais de quase 40 municípios brasileiros. É autor de diversos livros sobre história da arquitetura e urbanismo de Franca.
OSMAR NOVAES
GESTÃO TRIBUTÁRIA
Auditor de tributos municipais, desenvolve atividades que focam a organização do Sistema Tributário Municipal. É graduado em Administração de Empresas, especialista em Administração Pública (Senac), pós-graduado em Administração de Recursos Humanos (Unifran) e em Direito Tributário Municipal (Uniara). Atuou como consultor em modernização pública municipal em diversos municípios, entre eles: Aripuanã (MT), Três Marias (MG), Vazante (MG), Fortaleza de Minas (MG), Primavera (PA), Rondon do Pará (PA), Alcobaça (BA), Ortigueira (PR), Telêmaco Borba (PR) e Imbaú (PR).
(Foto: Jucelino Urias Dias)
PAULA MARTINS PIMENTA
POLÍTICAS SOCIAIS
Formada em Serviço Social (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp / Franca (SP) e em Direito (2014) pela Libertas – Faculdades Integradas. Pós-graduada em Sociologia pela Universidade Gama Filho e em Direito de Família e Sucessões pela Universidade Anhanguera Educacional. Mestranda em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Unesp / Franca. Foi presidente do CMAS (2012) e do CMDI (2017-2018) em São Sebastião do Paraíso (MG), onde atuou como assistente social em instituições públicas e privadas. Atualmente é coordenadora do CREAS IV na Prefeitura de Ribeirão Preto-SP. Foi coordenadora técnica, pela Interação Urbana, do Programa de Apoio ao Migrante do município de Aripuanã (MT), da empresa Nexa Resouces, e integra a equipe do Programa de Monitoramento de Indicadores Socioeconômicos.
(Foto: Jucelino Urias Dias)
SANDRA CRISTINA DE LIMA
APOIO LOGÍSTICO E SECRETARIA
Formada em Secretariado pelo Senac, tem grande experiência no suporte a cargos de gestão e coordenação em educação, executando rotinas administrativas e atendimento direto ao público, além de elaboração de documentos gerenciais. Domina toda a rotina das atividades escolares, incluindo as áreas financeira e administrativa.
(Foto: Rodolfo Neto)
SOLANGE VIALLE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE GOVERNO
Administradora de empresas com experiência em Gestão Pública nas áreas de Administração, Modernização Administrativa e Saúde Pública. Tem formação e experiência em moderação de processos de planejamento estratégico situacional para gestão pública com foco em revisão de processos de trabalho, reforma administrativa e recursos humanos. Possui ainda especialização em Gestão em Saúde Pública pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Saúde Pública da USP e Educação na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
(Foto: Jucelino Urias Dias)
VANESSA ALVES RODRIGUES
GESTÃO TRIBUTÁRIA
Fiscal de tributos municipais com vários anos de experiência na área. Tem como focos principais: direito tributário, planejamento e gestão de pessoas. Graduada em Administração de Empresas (Faceac), possui pós-graduação em Psicologia Organizacional (Unifran) e em Tradução – Inglês (Centro Claretiano de Batatais).
(Foto: Jucelino Urias Dias)