Aripuanã segue com dois projetos apoiados pela Nexa
Interação Urbana dará sequência em 2023 ao apoio à Prefeitura Municipal nas áreas de planejamento estratégico municipal e gestão da saúde pública
A relação de parceria com a Nexa Resources, renovada em março de 2023, marca seis anos de intenso trabalho conjunto da Interação Urbana com a empresa, uma das maiores produtoras de zinco do mundo.
A parceria começou em 2017, quando a Interação urbana foi contratada para apoiar a captação de recursos para o financiamento de projetos de modernização e capacitação – um projeto greenfield, que inaugurava a presença da Nexa no Mato Grosso. No mesmo ano, a Interação apoiou a prefeitura local com um programa de planejamento das ações de governo e elaboração do Plano Plurianual (PPA).
Outros projetos seguiram desde então: Equilíbrio fiscal da prefeitura (2019), Apoio Emergencial para Municípios – Gestão de Crise Covid-19 (2020), Fortalecimento da gestão da saúde (2021), Apoio ao migrante (2019 a 2021), Capacitação dos servidores públicos (2021), Planejamento Estratégico de Governo (2022) e Apoio ao Fortalecimento da Gestão da Semusa (2022).
O novo contrato possui duas linhas de serviço a serem prestadas ao executivo municipal: o Planejamento Estratégico de Gestão, que visa consolidar práticas e ferramentas de planejamento na gestão pública, e o Apoio ao Fortalecimento da Gestão da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que dará continuidade ao trabalho desenvolvido em 2021 e 2022.
Programa de Apoio ao Fortalecimento da Gestão da Semusa
A proposta de trabalho para 2023, que dá sequência às ações desenvolvidas em 2021 e 2022, busca capacitar os profissionais para atuar na organização e gestão dos serviços de saúde e no monitoramento da ocorrência de doenças e agravos, assim como de vetores de doenças no território.
Também é foco permanente a capacitação para o uso, manuseio e operacionalização dos sistemas informatizados do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de garantir os repasses pactuados com o Ministério da Saúde (MS) conjuntamente com o monitoramento dos instrumentos de planejamento preconizados pelo ministério, como o Programação Anual de Saúde (PAS), o Relatório Anual de Gestão (RAG) e o Relatório Quadrimestral (RDQA).
Na Atenção Básica, o desafio este ano será implantar um Plano de Ação de cuidado para famílias vulneráveis com base em metodologias ativas de educação permanente e a implantação da política de acolhimento e humanização do atendimento em saúde.
Na Vigilância em Saúde destaca-se o desenvolvimento do Boletim Epidemiológico Municipal, que propiciará maior integração entre as Vigilâncias em Saúde, Epidemiológica, Ambiental e Atenção Básica, buscando ampliar a capacidade resolutiva das equipes de saúde.
Os principais objetivos do programa são:
- Fortalecer a gestão da Semusa nos processos de organização e coordenação dos serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção
- Apoiar a capacitação dos profissionais para atuar na organização e gestão dos serviços de saúde
- Apoiar o município na ampliação da cobertura assistencial da população residente, nas ações próprias da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde
Planejamento Estratégico de Gestão
O Planejamento Estratégico de Gestão inclui, além da saúde, as áreas de administração, educação, finanças, assistência social e infraestrutura, constituindo uma ferramenta fundamental para enfrentar os desafios da administração pública.
Em 2023, o projeto terá basicamente as seguintes diretrizes:
- Revisitar e atualizar as ações das secretarias previstas no Planejamento 2022
- Estruturar o Planejamento de 2023/2024 com foco no plano de investimento da gestão e nas ações prioritárias de governo
- Monitorar os Planos de Ação do período
- Implantar o Grupo Municipal de Planejamento (GMP) para cumprir o papel institucional de cobrança e controle do planejamento estratégico e subsidiar a alta gestão municipal com informações para a tomada de decisões
- Apoiar a administração municipal no acompanhamento da pauta de investimentos e monitoramento das receitas e despesas
- Implantar o Painel de Gestão, estabelecendo metas e indicadores, atrelados à execução do PPA, ações prioritárias do governo, pauta de investimento e Programa de Governo