Klabin Semeando Educação: 20 municípios beneficiados em 2023
Interação Urbana completa 8 anos de parceria com a Klabin e programa segue com foco em gestão escolar e formação de professores.
A Interação Urbana segue em 2023 ao lado da Klabin na operação técnica do programa Klabin Semeando Educação, que beneficia 253 escolas e cerca de 1,6 mil profissionais da rede pública municipal de ensino (1.282 professores e 311 gestores).
O programa, que apoia a educação pública municipal por meio da capacitação de gestores e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, começou em 2019 com apenas 3 municípios e hoje atende a 20 cidades de quatro Estados: Paraná (Congonhinhas, Curiúva, Doutor Ulysses, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco, Rio Branco do Ivaí, Rio Negro, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania), Santa Catarina (Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Palmeira e Ponte Alta), Pernambuco (Goiana) e São Paulo (Angatuba e Itararé).
Parceria longeva
A Interação Urbana participa de projetos e programas da Klabin desde 2015, inicialmente com projetos ligados ao planejamento estratégico municipal e melhoria do serviço público, trabalho aderente ao compromisso da Klabin com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.
O Klabin Semeando Educação, especificamente, atende à Política de Sustentabilidade da Klabin e se orienta pelos KODS (Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável), adotados pela Klabin a partir dos ODS – o ODS 4, específico para educação, propõe “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.
Para fazer frente a todas as atividades, o programa conta com profissionais altamente especializados em educação e formação de educadores, material de apoio complementar (cadernos de formação e plataforma de gestão com acesso digital – MonitoraPlan) e um site institucional, que disponibiliza conteúdo e compartilha informações relacionadas ao programa e à educação em geral.
Atividades em 2023
O Klabin Semeando Educação 2023 será voltado para continuidade da formação dos gestores e professores de escolas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a organização de atividades conforme o estágio de cada município no programa. O trabalho inclui ainda acompanhamento e monitoramento das ações e resultados do planejamento das unidades escolares, elaborado em 2020, 2021 e 2022.
O programa propõe também a troca de experiências com a promoção das melhores práticas pedagógicas para gestores e professores de todos os municípios participantes do programa, apoio à prática de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), avaliação do PNE 2014/2024 e preparação da construção do PNE 2025/2035, entre outras atividades.
Abrangência do Programa Klabin Semeando Educação – 2023