Sobe número de escolas atendidas pelo ECOA Gestão
Mônica Espadaro (Instituto Alcoa) e Mauro Zanin (Interação Urbana)
no encerramento do Ecoa Gestão 2021 em Poços de Caldas
Programa do Instituto Alcoa, apoiado tecnicamente pela Interação Urbana, envolve 87 escolas e três secretarias municipais de Educação
O ECOA Gestão – Programa de Fortalecimento da Educação Básica cresceu. Criado pelo Instituto Alcoa para promover o desenvolvimento de competências entre os gestores educacionais, fortalecendo assim a educação pública básica, o programa implementado em parceria com as secretarias municipais de Educação de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA), municípios onde a Alcoa mantém atividades, terá 87 escolas em 2022, 20 unidades a mais em relação a 2021 e 59 em comparação com o universo de 2020 (28 escolas). O crescimento contínuo reflete a boa receptividade dos gestores públicos e professores à iniciativa do Instituto Alcoa e ao trabalho técnico desenvolvido pela Interação Urbana nos territórios.
“Estou na minha primeira gestão, que teve início em fevereiro de 2019. Logo no ano seguinte, enfrentamos a pandemia da Covid-19. Para mim, o desafio tem sido grande e participar do ECOA Gestão com a equipe da Interação Urbana no mínimo foi acolhedor, além de muito enriquecedor. Me senti apoiada, com horizontes alargados pelas reflexões provocadas nos encontros”, disse Ana Lúcia de Morais Chiminazzo, gestora da Escola Municipal Professora Edir Frayha, de Poços de Caldas, sobre a sua participação no programa em 2021.
Objetivos do programa
A primeira premissa do ECOA Gestão é que suas ações estejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e suas respectivas metas e indicadores, em especial o ODS 4, que visa “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Tendo como referência a “Teoria da Mudança”, do Instituto Alcoa, o programa busca atender à missão da empresa, de promover a educação e o desenvolvimento dos territórios nos quais atua, tornando-os mais inclusivos e menos desiguais. Alinha-se também ao Plano Nacional da Educação (PNE), de 2014, cuja finalidade é direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no país.
Para atingir esses objetivos, o programa se desenvolve em duas frentes:
1) Planejamento estratégico das Secretarias de Educação dos três municípios
2) Apoio à implementação da gestão escolar nas unidades
Gestão escolar
Em relação à gestão educacional, alguns dos objetivos são: promover o desenvolvimento das competências profissionais por meio da capacitação dos gestores escolares; refletir sobre as práticas pedagógicas; discutir, analisar e refletir sobre as práticas da organização e gestão escolar na reelaboração do PPP para implantação da BNCC; e contribuir para fortalecer o papel dos profissionais da educação, com destaque para a formação continuada, entre outros aspectos.
Na gestão escolar, especificamente, o trabalho compreende a elaboração de um diagnóstico das escolas entrantes, atividades de formação em gestão escolar e elaboração de um Plano Estratégico de Ação para cada escola participante. O plano é elaborado pela própria equipe da unidade (direção e coordenação pedagógica), com o apoio dos técnicos da Interação Urbana.
“Pensar o desenvolvimento de um país significa olhar para a educação, seja no âmbito social, econômico ou político. Sendo os professores e os gestores parte dos elementos que movem essa engrenagem – e que têm grande responsabilidade sobre a qualidade educacional – pensar a respeito da formação continuada desses profissionais deve ocupar cada vez mais espaço de discussão nas políticas públicas, na pesquisa e na literatura”, explica Patrícia Cândido, coordenadora técnica do programa pela Interação Urbana. Por isso, segundo ela, um dos destaques do ECOA Gestão é o “cuidado com a manutenção de um ambiente livre para dúvidas e questionamentos, num movimento acolhedor e afetivo, sem julgamentos e preconceitos”.
Planejamento estratégico
Na outra frente, o planejamento estratégico das secretarias de Educação, a metodologia possui três etapas principais: diagnóstico da educação no município, preparação do planejamento da secretaria e monitoramento das ações. A etapa preliminar ao planejamento é a sensibilização e pactuação com secretários e gestores municipais de educação, que ocorre somente quando há troca de gestor. A partir daí começa a elaboração do diagnóstico da educação no município.
A etapa seguinte é a elaboração do planejamento estratégico, cujo produto é o plano de ação. Para isso, os consultores utilizam documentos como PPA, LDO, LOA, Plano de Governo em Educação e Plano Municipal de Educação. O método é participativo e compartilhado com a equipe. A terceira fase é o monitoramento, realizado a partir das ações, indicadores e resultados inseridos no sistema informatizado da Interação Urbana (MonitoraPlan). O processo completo termina ao final de um ano, quando os resultados são avaliados pelo grupo estratégico e se tornam base para o replanejamento do ano seguinte – como ocorrerá em 2022.
“A principal lição do ECOA Gestão é implantar a cultura do planejamento na gestão pública, inserir no modus operandi do gestor público o planejamento como ferramenta essencial para ofertar uma educação de qualidade, com otimização dos recursos, contas públicas transparentes, decisões eficazes e em tempo hábil”, avalia Marcos Tamai, coordenador de Planejamento da Interação Urbana. Segundo ele, os passos a serem adotados em 2022 são: consolidar o planejamento das secretarias, a fim de subsidiar a alta gestão com informações estratégicas, apoiar a áreas na execução de suas ações e acompanhar os indicadores, metas e resultados conectados aos Planos Municipais de Educação, Planos de Governo e o PPA.
Marcos Tamai e Patrícia Candido, coordenadores do programa pela Interação Urbana
Ouça aqui os depoimentos sobre o programa de:
Maria Helena Braga, secretária da Educação de Poços de Caldas (MG)
Profa. Ana Maria Lobo de Carvalho, da EM Wilson Hedy Monilari, Poços de Caldas (MG)