ECOA Gestão atenderá a 127 escolas de EF em 2023
Programa do Instituto Alcoa beneficia redes públicas municipais de ensino de São Luís (MA), Poços de Caldas (MG), Juruti (PA) e Divinolândia (SP)
O ECOA Gestão – Programa de Fortalecimento da Educação Básica segue firme em 2023. A iniciativa do Instituto Alcoa, que visa promover o desenvolvimento de competências entre os gestores educacionais, fortalecendo a educação pública básica, é implementada desde 2020 em parceria com as secretarias municipais de Educação de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA). Este ano, o programa se estenderá também ao município de Divinolândia (SP), municípios onde a empresa mantém atividades.
O programa é operado tecnicamente pela Interação Urbana, parceira do Instituto Alcoa desde 2019, atuando em várias frentes na área de educação pública: planejamento estratégico participativo da secretaria municipal de educação, formação em gestão escolar, apoio à elaboração e monitoramento de planos de gestão por unidade escolar e organização de premiação para boas práticas educacionais.
Das 127 escolas previstas para participar do programa em 2023, 40 unidades são estreantes e ainda serão definidas pelos municípios. As outras 87 já estavam presentes (40 delas ingressaram em 2022 e as demais em 2020 e 2021). A permanência dessas unidades e o ingresso de outras refletem a boa receptividade dos gestores públicos e professores à iniciativa e ao trabalho técnico desenvolvido nos territórios.
Atividade de formação de gestores escolares
Objetivos do programa
O ECOA Gestão busca atender à missão da Alcoa, de promover a educação e o desenvolvimento dos territórios nos quais atua, tornando-os mais inclusivos e menos desiguais (“Teoria da Mudança”, do Instituto Alcoa). Assim, está alinhado também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e suas respectivas metas e indicadores, em especial o ODS 4, que visa “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Por fim, alinha-se ao Plano Nacional da Educação (PNE), de 2014, cuja finalidade é direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no país.
Sob este arcabouço, o programa tem como objetivos:
- Apoiar o fortalecimento do ensino fundamental das escolas públicas dos municípios participantes.
- Promover o desenvolvimento das competências profissionais dos gestores educacionais.
- Refletir sobre as práticas pedagógicas e sobre as práticas da organização e gestão escolar na reelaboração do PPP (Projeto Político Pedagógico) para implantação da BNCC.
- Contribuir para fortalecer o papel dos profissionais da educação, destacando a importância da formação continuada, do estudo e da pesquisa em educação.
- Revisar e acompanhar os Planos de ações organizados com as equipes gestoras das 87 escolas já participantes e compartilhar seus resultados com a equipe da Semed, a fim de definir ações futuras.
- Implantar os módulos de formação dos professores, conforme a necessidade de cada município.
- Construir e monitorar o planejamento estratégico de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Divinolândia (SP), por meio de sistema informatizado de controle.
- Elaborar diagnóstico das unidades escolares inseridas no programa em 2023.
Abrangência do programa