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Home  ›  Notícias & Artigos  ›  Cobertura do Klabin Semeando Educação salta de 3 para 13 municípios

Cobertura do Klabin Semeando Educação salta de 3 para 13 municípios

Suporte técnico à gestão escolar e à formação de professores deve contemplar 146 escolas e mais de 1,2 mil profissionais de educação

 

O Klabin Semeando Educação, projeto da Klabin que apoia tecnicamente a educação pública municipal, especialmente na capacitação de gestores e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, será ampliado em 2021, estendendo a cobertura atual de 3 para 13 municípios. Além de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú (todos do Paraná e integrantes desde 2019), o projeto contará agora com a participação de outros 6 municípios paranaenses (Curiúva, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Sapopema, Tibagi e Ventania), de 3 municípios catarinenses (Otacílio Costa, Correia Pinto e Lages) e de Goiana (PE), todos territórios de atuação da empresa. A iniciativa da Klabin conta com a consultoria e a operação técnica da Interação Urbana.

A pesquisadora e coordenadora pedagógica do projeto, Patrícia Cândido, da Interação Urbana, diz que a nova etapa contemplará 146 escolas (22 mil alunos) e envolverá 1.218 profissionais de educação (891 professores e 327 gestores escolares), o que inclui a equipe técnica das secretarias municipais de educação. A ampliação é justificada pelo êxito que o projeto vem tendo. “Houve um bom retorno dos três municípios que já estavam conosco. A aceitação de continuidade desses territórios foi muito boa. O que, a meu ver, mostra que correspondemos à demanda deles”, avalia Patrícia. Segundo ela, o fato de o projeto trabalhar com toda a rede dos Anos Iniciais faz diferença para o município. “Acabamos atendendo a todos os gestores e professores dos Anos Iniciais. Isso é um diferencial, assim como a interface com as equipes da Semed.”

Trabalho em 2021

Em relação ao conteúdo e à proposta técnica, o projeto seguirá em 2021 nos mesmos moldes adotados até agora. “A grande mudança do projeto foi a transformação de tudo o que era presencial em formato remoto, mudança que ocorreu em 2020 e será mantida este ano. A diferença agora é que houve uma grande ampliação no número de municípios e isso exigiu de nós, internamente, maior ajuste de controle de acompanhamento – presenças, entregas de tarefas pelos professores, de participação e também entrega da equipe que faz a formação”, explica a coordenadora. Devido à Covid-19, toda a formação foi organizada no mesmo modelo do ano passado, em formato remoto. “Não temos nada presencial. Usaremos momentos síncronos e assíncronos para a formação.”

As ferramentas digitais também serão as mesmas que vêm sendo adotadas. “Em todos os encontros síncronos usaremos a plataforma Meet. Nos encontros com professores usaremos também o Classroom, para guardar alguns materiais, e o Google Drive, para compartilhar documentos com gestores e professores. Além disso, temos grupo de WhatsApp com cada um dos territórios para trocas mais próximas com as equipes da Semed, para alinhar as tarefas, entregas e agendas”, explica Patrícia.

Assim, os 3 municípios que ingressaram em 2019, cujos professores tiveram formação em Matemática, terão agora a formação em Língua Portuguesa (módulos 1 e 2) e os gestores terão os módulos 3 e 4 de Formação de Gestores, um aprofundamento ao estudo dos módulos 1 e 2.

Já os 11 municípios que entrarão este ano no projeto encontram-se em etapas diversas. Alguns tiveram a reunião de ativação (que oficializa o início das atividades), como Goiana (PE), Correia Pinto (SC) e Lages (SC), e outros, como Otacílio Costa (SC), já realizaram o diagnóstico e começam a trabalhar a etapa de formação. Em alguns municípios entrantes do Paraná também já houve ativação e as equipes buscam consolidar o calendário de atividades.

Além do projeto Klabin Semeando Educação, a Interação Urbana apoia outras iniciativas da Klabin na área de educação pública. Uma delas é a continuidade do trabalho iniciado em 2019 de apoio à gestão escolar do Colégio Estadual Wolff Klabin, tanto na dimensão administrativa quanto pedagógica. “Isso aconteceu por conta da necessidade de junção de duas comunidades escolares após a desativação de uma delas, que foi o Colégio Estadual Manuel Ribas. Houve esse apoio à gestão e agora tivemos a demanda de continuação, para fortalecer o trabalho iniciado”, explica Patrícia.

Saiba mais em Colégio Estadual Wolff Klabin: uma nova comunidade acadêmica.

 

SOBRE O PROJETO

O projeto Klabin Semeando Educação atende à Política de Sustentabilidade da Klabin e se orienta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. O ODS 4, específico para educação, propõe “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. O seu objetivo é preparar os alunos para lidar com os desafios do mercado globalizado e para isso propõe o desenvolvimento de competências para gestores educacionais e escolares e mobilização social em prol da educação, ações que devem resultar na melhoria da aprendizagem dos alunos.

Assim como ocorreu em 2020, o Klabin Semeando Educação premiará as melhores práticas pedagógicas dos professores, coordenadores e diretores de escolas que, espera-se, resultem da formação proposta pelo projeto.

> Saiba mais.

Cliente

 

Equipe

Mauro Zanin
Patrícia Cândido
Adilson Dalben
Ana Elizabete de C. Pádua
Marília Neves
Lara Cavalheiro
Rosângela de Souza B. Lara
Sandra Lima
Marcos Tamai
Emy K. Tateishi
Eder Santin

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Interação Urbana

Somos uma empresa de consultoria focada no apoio técnico à gestão pública. Nosso propósito é ajudar na modernização e qualificação da administração municipal a partir da gestão equilibrada dos recursos e de ações planejadas e aderentes às demandas das políticas públicas.

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