Diretrizes para Desenvolvimento Regional em Campos Gerais
Em março de 2015 a Interação Urbana deu início ao projeto “Diretrizes para Desenvolvimento Regional” em Campos Gerais, região central do Paraná. O trabalho foi contratado pela Klabin, que instalaria ali uma nova unidade para produção de celulose, o Projeto Puma. A unidade de produção, abastecida integralmente por florestas da própria empresa, possui um raio médio de 72 quilômetros e gera um excedente energético de 150 MW no processo produtivo. Além disso, a distribuição da celulose vendida a terceiros é feita por ferrovia ligando a fábrica ao porto de Paranaguá.
O projeto foi desenvolvido considerando o impacto que o empreendimento causaria a 14 municípios: Cândido de Abreu, Congonhinhas, Curiúva, Figueira, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
Ao ser contratada para elaborar as “Diretrizes para Desenvolvimento Regional”, a Interação Urbana apresentou propostas de ações em escala local, microrregional e macrorregional, detalhando as iniciativas prioritárias, indicando a localização das ações e as estratégias de implantação, além de apoiar sua implementação. A antiga Agência da Madeira, por exemplo, foi transformada em Agência de Desenvolvimento, buscando atender maior espectro de ações microrregionais.
Como resultado, as Diretrizes forneceram subsídios para a agenda de desenvolvimento e orientações para melhor aproveitamento econômico e social dos recursos circulantes. O trabalho pautou-se na relação entre desenvolvimento econômico, preservação ambiental e qualidade de vida.