No PR, seminário debate oportunidades de compras públicas da agricultura familiar
Evento promovido pela Klabin, no âmbito do projeto Matas Socais, reuniu gestores de 14 municípios e mais de 110 participantes
A Klabin promoveu no dia 24 de janeiro, em Telêmaco Borba-PR, no âmbito do projeto Matas Socais, o Seminário de Compras Públicas da Agricultura Familiar, organizado em parceria com o Sebrae e o Comitê do Vale do Tibagi. Gestores (prefeitos, vices, secretários e técnicos) de 14 municípios participaram do encontro: Ortigueira, Imbaú, Telêmaco Borba, Reserva, Curiúva, Tibagi, Ventania, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Cândido de Abreu, Rio Branco do Ivaí, Arapoti, Ivaí e Jaguariaíva. O grande destaque foi a expressiva participação dos gestores públicos e das cooperativas e associações, que atuaram com muito interesse e engajamento em relação aos temas debatidos. O seminário contou com mais de 110 participantes, entre gestores municipais, cooperados/associados da agricultura familiar, consultores e equipe da Klabin (Relações com a Comunidade).
O evento buscou discutir os desafios e oportunidades das compras públicas para a agricultura familiar; melhorar o diálogo entre as secretarias municipais, para melhor preparação e atendimento dos editais públicos; aproximar produtores (cooperativas e associações) e compradores (prefeituras) de alimentos da agricultura familiar; elaborar planos de ações nos municípios para potencializar a compra de produtos da agricultura familiar; e divulgar boas práticas adotadas pelos municípios e cooperativas de agricultores familiares.
Jornada intensa
A manhã foi dedicada, inicialmente, ao fornecimento de conteúdos de legislação, dicas de preparo de editais e planejamento de compras, entre outras orientações aos gestores públicos, prestadas pelo consultor do Sebrae Abner Geraldo Picinatto. Os participantes conheceram também dois casos bem-sucedidos sobre o tema:
- Caso 1 – Feira do Bem de Telêmaco Borba – Troca de materiais recicláveis por alimentos da agricultura familiar, apresentado pela vice-prefeita Rita Mara de Paula Araújo
- Caso 2 – Conselho de Alimentação Escolar – Organização e desafios da produção da agricultura familiar, apresentado pelo presidente Jorge Zavacki
No período da tarde o trabalho foi concentrado em atividades participativas e compartilhadas com os municípios, sob moderação e condução da Interação Urbana, por meio do consultor Marcos Tamai. Os gestores debateram os principais desafios, dificuldades e soluções em relação ao tema, além de elaborarem um Plano de Ações (para cada município), no sentido de potencializar as compras de alimentos da agricultura familiar.
Para Sullen Pavanelo, coordenadora do projeto pelo Sebrae, “o seminário veio ao encontro de uma demanda convergente de diversas entidades atuantes em prol do desenvolvimento territorial e ver a casa cheia, com a ampla participação e discussão, mostra o quão assertivos foram o tema e o evento”. Segundo ela, promover o diálogo entre os envolvidos e trazer de maneira simplificada a pauta das compras públicas já faz parte das atribuições do Sebrae em uma de suas premissas de melhoria de ambiente de negócios, “mas poder contar com parcerias tão fortes e de longa data como a da Klabin, por meio do Programa Matas Sociais, e do Comitê Territorial e da Interação Urbana, com certeza, foi uma boa forma de extrair bons resultados desse encontro, que ainda trará muitas ações para os municípios participantes”, disse.
“O evento cumpriu com seu objetivo de aproximar produtores rurais dos grandes compradores de alimentos, que são os seus próprios municípios”, destacou o gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.