Klabin Semeando Educação chega a 20 municípios
Com foco em gestão escolar e formação de professores, o programa da Klabin, operado pela Interação Urbana, já beneficia 291 escolas e cerca de 1,8 mil profissionais da rede pública municipal de ensino
A cada ano, o Klabin Semeando Educação vem mostrando como a iniciativa privada pode contribuir de forma decisiva para a melhoria do ensino público. O programa, que apoia a educação pública municipal por meio da capacitação de gestores e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, começou com apenas 3 municípios em 2019 e foi sendo ampliado, ao longo dos anos, para 7, 13 e agora 20 cidades.
Além dos três municípios paranaenses pioneiros (Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú), o programa conta em 2022 com a participação de outros nove municípios paranaenses (Curiúva, Dr. Ulysses, Figueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Rio Negro, Sapopema, Tibagi e Ventania), cinco catarinenses (Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Palmeira e Ponte Alta), dois paulistas (Angatuba e Itararé) e um pernambucano (Goiana), todos territórios de atuação da empresa. A iniciativa da Klabin conta com a consultoria e a operação técnica da Interação Urbana.
Mauro Zanin, diretor da Interação Urbana, destaca a receptividade que o programa tem nos territórios – o que garantiu sua contínua ampliação – e o compromisso da Klabin com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (leia box). “Trazer a agenda global para a realidade dos municípios, e unir o que existe de comum entre os interesses públicos e privados, é o desafio que todos nós temos pela frente e que a Klabin vem realizando com sucesso”, avalia Zanin. O programa ainda não dispõe do número total de escolas, profissionais e alunos que serão beneficiados a partir de agora, uma vez que esses dados serão obtidos após a fase de diagnóstico dos 7 municípios entrantes. Em 2021, com 20 municípios participantes, o programa totaliza 291 escolas e 1807 profissionais de educação (1.406 professores e 401 gestores escolares), o que inclui a equipe técnica das secretarias municipais de educação.
A pesquisadora e coordenadora pedagógica do programa, Patrícia Cândido, da Interação Urbana, explica que a melhoria da qualidade da escola pública é uma premissa do programa, que propõe a “construção de uma rede participativa e colaborativa de formação. Em lugar do trabalho solitário, precisamos de conexões derivadas do compromisso ético com a aprendizagem dos estudantes e corresponsabilidade coletiva por essa missão”, explica Patrícia. Segundo ela, “as transformações são possíveis quando se combinam com estratégias que garantem a formação permanente dos profissionais da escola e a construção de políticas públicas”.
O ano de 2022 é de continuidade ao trabalho realizado até agora pelo programa. Além do aumento no número de municípios participantes ou de escolas atendidas, haverá um aprofundamento relevante na abordagem das práticas de escrita, que têm a ver com a sistematização do relato de boas práticas, e a produção de um material específico sobre ADE (Arranjo de Desenvolvimento Educacional), que terá maior ênfase este ano.
Atividades em 2022
Após dois anos de Covid-19 e as inevitáveis restrições físicas, o programa retorna em 2022 com o trabalho semipresencial. O Semeando Educação, como se sabe, nasceu totalmente presencial, mas, em função da pandemia, tornou-se totalmente remoto em 2020. Agora, será retomado em um modelo misto. “As informações passadas tanto aos gestores como aos professores serão neste desenho. Teremos em cada encontro presencial as formações de gestores e professores, divididas em equipes distintas, e nessa ocasião a visita a pelo menos duas escolas”, explica Patrícia. Essa formação presencial será articulada à formação remota e a roteiros de estudo, para que os participantes estudem e discutam dentro da unidade escolar.
“A volta ao modo presencial ajudará a fazer discussões a partir das demandas trazidas pelas escolas ou daquilo que for percebido como relevante pelos consultores”, explica Patrícia. Isso, segundo ela, dará força ao programa na articulação com as secretarias de educação, uma vez que os planos estratégicos escolares feitos durante a pandemia precisam retomar o desenho das aulas presenciais. “Muitas demandas que não estavam no plano devem aparecer agora. Isso exige uma articulação com o plano de ação da Semed e o entendimento das várias partes do que é possível fazer, especialmente no aspecto pedagógico, que é muito importante neste momento em que se avalia o que é preciso ensinar e o que foi perdido pelas crianças”, diz.
O programa prevê, conforme o ano de ingresso do município, diferentes etapas de formação ou aprimoramento em Matemática, Língua Portuguesa e Gestão para professores e gestores, respectivamente. Inclui ainda o acompanhamento e monitoramento de ações e resultados do planejamento das unidades escolares, o monitoramento e acompanhamento dos dados do Ideb e a organização e promoção do 3º Prêmio de Boas Práticas Pedagógicas, aberto a todos os profissionais de educação das redes participantes. “Assim como ocorreu em 2021, a ideia é envolver todos, professores e gestores, nesse processo de produção e escrita de suas práticas, de modo que eles reflitam sobre elas, sobre como escrevê-las e sobre como elas podem ser compartilhadas com outros profissionais. Queremos desenvolver nos profissionais o olhar de um pesquisador”, explica Patrícia.
Para fazer frente a todas as atividades, o programa conta com material de apoio complementar (cadernos de formação e plataforma de gestão com acesso digital – MonitoraPlan) e um site institucional (https://semeandoeducacao.klabin.com.br), que produz conteúdo e compartilha informações relacionadas ao programa e à educação em geral.
Programa Klabin Semeando Educação – Abrangência
Joana Darc dos Santos Oliveira Botelho, diretora de Ensino de Goiana (PE), conta o que pensa do programa:
“O Semeando Educação plantou essa sementinha em cada comunidade: fazer a leitura da necessidade de formação de nossos professores.”
Assista ao vídeo:
Profa. Eliandra, diretora do CMEI Semeando Saber, de Curiúva (PR):
“O curso tem nos ajudado muito a aprimorar nossa prática enquanto gestores. Ele fortaleceu a rede e trouxe muito conhecimento.”
Assista ao vídeo: