Cobertura do Klabin Semeando Educação salta de 3 para 13 municípios
Suporte técnico à gestão escolar e à formação de professores deve contemplar 146 escolas e mais de 1,2 mil profissionais de educação
O Klabin Semeando Educação, projeto da Klabin que apoia tecnicamente a educação pública municipal, especialmente na capacitação de gestores e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, será ampliado em 2021, estendendo a cobertura atual de 3 para 13 municípios. Além de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú (todos do Paraná e integrantes desde 2019), o projeto contará agora com a participação de outros 6 municípios paranaenses (Curiúva, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Sapopema, Tibagi e Ventania), de 3 municípios catarinenses (Otacílio Costa, Correia Pinto e Lages) e de Goiana (PE), todos territórios de atuação da empresa. A iniciativa da Klabin conta com a consultoria e a operação técnica da Interação Urbana.
A pesquisadora e coordenadora pedagógica do projeto, Patrícia Cândido, da Interação Urbana, diz que a nova etapa contemplará 146 escolas (22 mil alunos) e envolverá 1.218 profissionais de educação (891 professores e 327 gestores escolares), o que inclui a equipe técnica das secretarias municipais de educação. A ampliação é justificada pelo êxito que o projeto vem tendo. “Houve um bom retorno dos três municípios que já estavam conosco. A aceitação de continuidade desses territórios foi muito boa. O que, a meu ver, mostra que correspondemos à demanda deles”, avalia Patrícia. Segundo ela, o fato de o projeto trabalhar com toda a rede dos Anos Iniciais faz diferença para o município. “Acabamos atendendo a todos os gestores e professores dos Anos Iniciais. Isso é um diferencial, assim como a interface com as equipes da Semed.”
Trabalho em 2021
Em relação ao conteúdo e à proposta técnica, o projeto seguirá em 2021 nos mesmos moldes adotados até agora. “A grande mudança do projeto foi a transformação de tudo o que era presencial em formato remoto, mudança que ocorreu em 2020 e será mantida este ano. A diferença agora é que houve uma grande ampliação no número de municípios e isso exigiu de nós, internamente, maior ajuste de controle de acompanhamento – presenças, entregas de tarefas pelos professores, de participação e também entrega da equipe que faz a formação”, explica a coordenadora. Devido à Covid-19, toda a formação foi organizada no mesmo modelo do ano passado, em formato remoto. “Não temos nada presencial. Usaremos momentos síncronos e assíncronos para a formação.”
As ferramentas digitais também serão as mesmas que vêm sendo adotadas. “Em todos os encontros síncronos usaremos a plataforma Meet. Nos encontros com professores usaremos também o Classroom, para guardar alguns materiais, e o Google Drive, para compartilhar documentos com gestores e professores. Além disso, temos grupo de WhatsApp com cada um dos territórios para trocas mais próximas com as equipes da Semed, para alinhar as tarefas, entregas e agendas”, explica Patrícia.
Assim, os 3 municípios que ingressaram em 2019, cujos professores tiveram formação em Matemática, terão agora a formação em Língua Portuguesa (módulos 1 e 2) e os gestores terão os módulos 3 e 4 de Formação de Gestores, um aprofundamento ao estudo dos módulos 1 e 2.
Já os 11 municípios que entrarão este ano no projeto encontram-se em etapas diversas. Alguns tiveram a reunião de ativação (que oficializa o início das atividades), como Goiana (PE), Correia Pinto (SC) e Lages (SC), e outros, como Otacílio Costa (SC), já realizaram o diagnóstico e começam a trabalhar a etapa de formação. Em alguns municípios entrantes do Paraná também já houve ativação e as equipes buscam consolidar o calendário de atividades.
Além do projeto Klabin Semeando Educação, a Interação Urbana apoia outras iniciativas da Klabin na área de educação pública. Uma delas é a continuidade do trabalho iniciado em 2019 de apoio à gestão escolar do Colégio Estadual Wolff Klabin, tanto na dimensão administrativa quanto pedagógica. “Isso aconteceu por conta da necessidade de junção de duas comunidades escolares após a desativação de uma delas, que foi o Colégio Estadual Manuel Ribas. Houve esse apoio à gestão e agora tivemos a demanda de continuação, para fortalecer o trabalho iniciado”, explica Patrícia.
Saiba mais em Colégio Estadual Wolff Klabin: uma nova comunidade acadêmica.