Colégio estadual Wolff Klabin: uma nova comunidade acadêmica
A Interação Urbana iniciou no fim de 2019, por meio de investimento social do grupo Klabin, um novo projeto de gestão educacional, desta vez vinculado à Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Com duração prevista de aproximadamente um ano, o projeto prevê assessoria técnica em gestão para a transferência de toda a comunidade escolar do Colégio Estadual Manoel Ribas, devido a sua desativação, para o Colégio Estadual Wolff Klabin (CEWK), ambos situados no município de Telêmaco Borba (PR).
Com a união dos dois estabelecimentos estaduais, o novo CEWK abrigará mais de 100 profissionais, entre professores e funcionários, que serão responsáveis pela formação de aproximadamente 1700 alunos, matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e em três cursos profissionalizantes (Magistério, Técnico em Segurança do Trabalho e Enfermagem).
Foco na gestão
Mauro Zanin, diretor da Interação Urbana, descreve o papel da consultoria no projeto. “Os principais objetivos do nosso trabalho de assessoria técnica são apoiar a equipe de gestão da nova escola com foco em cinco principais frentes de atuação, que são: a) reconstrução do Projeto Político Pedagógico; b) constituição de uma única equipe de trabalho; c) encaminhamentos emergenciais de comunicação com a comunidade e outras instituições públicas ou privadas; d) implementação da Avaliação Institucional Participativa (AIP), a fim de garantir a voz e a participação da comunidade escolar e ter um feedback real dos encaminhamentos; e e) apoiar os encaminhamentos necessários após os primeiros resultados das avaliações feitas pela comunidade”.
Para cumprir esses objetivos, a Interação Urbana tem auxiliado os gestores a elaborar, implementar e avaliar planos de natureza administrativa, ações de organização pedagógica, comunicação e relações públicas, e estímulo à participação da comunidade escolar.
A diferença traz oportunidades
Diante das realidades distintas de cada colégio e de suas respectivas comunidades acadêmicas, o principal desafio do projeto é propor a construção de uma nova identidade e cultura escolares. Para isso, embora existam inúmeras semelhanças, é preciso reconhecer que cada comunidade escolar tem as suas especificidades, o que não é necessariamente um problema, mas sim oportunidade de crescimento.
A pesquisadora Patrícia Cândido, coordenadora do projeto pela Interação Urbana, explica que, nos ambientes escolares, “os conflitos decorrentes de diferenças sociais e culturais estão presentes cotidianamente e, quando devidamente tratados pedagogicamente, se tornam as mais potentes oportunidades de formação sociocultural e política. Portanto, uma oportunidade de construção de conhecimentos revelados nas habilidades e competências de seus alunos”. Para esse tratamento – acrescenta Adilson Dalben, consultor pedagógico da Interação Urbana e responsável pelo trabalho direto com a equipe do CEWK – é importante a conscientização de toda a comunidade escolar, para que ela se sinta também responsável pelas propostas pedagógicas e encaminhamentos administrativos que envolvem todo o Colégio Estadual Wolff Klabin e o seu entorno. “Nesse processo de conscientização, a comunidade escolar participa do processo em que são identificadas as prioridades, ajudando o Conselho de Escola e a equipe gestora a conduzirem esse processo dentro dos preceitos da gestão democrática”, conclui Adilson.